Esporte e Pedagogia

 

A importância da pratica esportiva para o desenvolvimento social e cidadão.

Maria Fabiana Machado de Oliveira

Atualmente, é notório que o esporte tem assumido uma extrema responsabilidade social e cultural no cotidiano de crianças e adolescentes, sendo, portanto, elemento imprescindível na contribuição para o seu desenvolvimento integral. Entendendo-se, dessa forma, que na pratica esportiva destaca-se a pratica educativa fora do âmbito escolar. Vindo de encontro com a análise do educador Paulo Freire(1997) que afirma: “A prática educativa, reconhecendo-se como prática política, se recusa a deixar-se aprisionar na estreiteza burocrática de procedimentos escolarizantes.” Tendo em vista que a educação se manifesta na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino, nos movimentos sociais, na organização da sociedade civil e nas manifestações culturais.

A pratica esportiva implica no processo de sociabilidade do individuo por ser uma atividade social de competição originando reflexos positivos e negativos, oportunizando aos sujeitos envolvidos, experiências diversas no contexto esportivo que lhes servirão de ensaios para suas relações sociais.

Nesse contexto é possível destacar os benefícios da pratica de atividades esportivas, tais como desenvolvimento da aprendizagem; elevação da auto-estima; associação de prazer e divertimento e ampliação do desenvolvimento motor, dentre outras aquisições de alcance individual, coletivo, social e cultural.

É a partir dessas concepções que o projeto SEME busca, através da pratica esportiva, conduzir e influenciar o cotidiano de crianças e jovens na aquisição de valores fundamentais como solidariedade, fraternidade, lealdade, espírito esportivo e outros valores essenciais para a formação cidadã procurando desenvolver seu papel social destacando o posicionamento de respeito e dignidade. Ressaltando ainda, a importância do envolvimento de pais e da comunidade para a consolidação dos objetivos acima destacados para que, desta forma, possamos firmar o conceito de que JUNTOS SOMOS SEME.

REFLEXÃO

“[...] a atividade esportiva, seja ela apenas um exercício ou uma modalidade esportiva onde haja competição, deve ser feita com amor e dedicação. Este ponto é unanimidade na maioria das crianças. Infelizmente, visível apenas, no olhar das crianças. Poucos pais possibilitam a seus filhos uma escolha livre do esporte/exercício que irão praticar” (COZAC, 2001).